Amazonastur está trabalhando para potencializar novos municípios turísticos do Estado


O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), começa 2017 em busca de novos produtos ou municípios turísticos dentro do Estado. Atualmente o Amazonas tem 14 municípios turísticos reconhecidos pelo Ministério do Turismo, mas por ser um Estado com dimensões continentais, a variedade de produtos turísticos também é muito extensa.

Para a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, este trabalho é importante pois visa potencializar ainda mais o Amazonas como um importante Destino Turístico Nacional e Internacional. “Há 14 anos o nosso Estado nem aparecia na lista de destinos que o Ministério ou a Embratur promoviam. Depois de muito trabalho conseguimos incluir o Amazonas como uma das principais indutores do Turismo Nacional”, disse.

De acordo com a titular do Órgão Estadual de Turismo, as parcerias estão sendo feitas com os prefeitos no sentido de viabilizar as ações. “Começamos com Maués, Barcelos e Manacapuru que já tem inventário turístico consolidado, e vamos trabalhar o inventário de Boa Vista do Ramos e Barreirinha, a fim de criar um roteiro turístico integrado no Baixo Amazonas, incluindo Parintins, Maués, Barreirinha e Boa Vista do Ramos. A Secretária de Turismo de Iranduba já esteve conosco também e na próxima vamos receber o pessoal de Manacapuru. Mas precisamos da proatividade de Novo Airão, para criarmos, também, um corredor turístico naquela região”, informou.

Oreni Braga ressaltou que, mesmo aqueles municípios que já são reconhecidos como Turísticos, os técnicos da Amazonastur vão novamente trabalhar no sentido de revitalizar e melhorar os serviços ou produtos que já existam neles. “Vamos trabalhar em cima das demandas que chegaram até a gente, por isso, nossa agenda vai ser intensa e sempre buscando cada vez mais a melhoria desses destinos”, completou.

Para o prefeito de Barcelos, Edson de Paula Rodrigues Mendes, a parceria com a Amazonastur, neste início de mandato, é importante pois o Turismo hoje é considerado uma das principais alternativas para enfrentar a crise que o país passa. “Somos um destino forte em Pesca Esportiva, mas também temos nossas lindas praias e o nosso Festival do Peixe Ornamental, que atrai milhares de pessoas para a cidade. E precisamos fortalecer e promover isso cada vez mais”.

Já o prefeito de Boa Vista do Ramos, Eraldo Trindade da Silva, quer colocar o município entre os Destinos Turísticos do Estado. “O meu objetivo é esse, por isso, estou criando a Secretaria de Cultura e Turismo. Além da Pesca Esportiva e praias, temos um diferencial muito grande na região, somos o maior produtor do Estado de mel de abelha e isso pode ser um grande vetor para potencializar de vez o nosso município”, destacou.


Fonte: http://portaldoamazonas.com/amazonastur-esta-trabalhando-para-potencializar-novos-municipios-turisticos-do-estado