Ao todo, são 25 alunos do Curso de Educação Física do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) do município de Boa Vista do Ramos (distante a 269 quilômetros da capital), que realizam desde terça-feira, 29, visita a Universidade com término para sexta-feira, 1º de novembro.
Com o apoio da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e da Pró-reitoria para Assuntos Comunitários (Procomun), a visita dos estudantes do Parfor objetiva integra-los ao contexto organizacional, visando oferecer maior qualificação, além de dar a oportunidade de conhecer os projetos relacionados à área de conhecimento.
Na terça-feira, os alunos conheceram o Centro Esportivo do curso de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), como também as instalações da Vila Olímpica e do Centro Social Urbano (CSU/Parque 10). De acordo com a professora Rita Puga, os estudantes ficaram surpreendidos com a estrutura encontrada na Universidade.
Ainda segundo a professora, na programação, os estudantes terão aulas de hidroginástica, de habilidades motoras e visita monitorada ao Programa de Atividades Motoras para Deficientes (Proamde). Com isso, completam 40 horas de Atividades Complementares obrigatórias no curso. “No caso deles, é importante a realização dessas atividades para que no futuro possam desenvolver atividades nas escolas do município”, disse Rita Puga.
Representante de turma, o estudante Genoson Cruz da Silva, 38, destaca a importância da visita como forma de crescimento acadêmico. “Vamos aproveitar ao máximo os quatro dias de visita aos projetos da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), adquirindo todo conhecimento necessário para nortear projetos que serão desenvolvidos em nosso município”, comenta.
Para a vice-representante, a estudante Maria Orleny Correa Mendes, 30, ressalta a relevância de conhecer os projetos desenvolvidos na capital, pois a carência existente naquele município se distancia da realidade local. “Com esse contato, estamos obtendo mais conhecimento em nossa área de atuação, no sentido de congregar e levar esse conhecimento para aplicação em nossas Escolas”, finaliza Orley Mendes.
FONTE: UFAM
O que é o Parfor?
O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) é resultado de um conjunto de ações do Ministério da Educação (MEC), por meio dos Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente, em colaboração com as Secretarias de Educação dos Estados e Municípios e das Instituições Públicas de Educação Superior (IPES), neles sediadas, com fins à melhoria da formação do corpo docente brasileiro.