Aulas serão ministradas a partir de agosto em todos os sábados, diz Seduc. Meta inicial é conseguir beneficiar 26.597 pessoas.
1.132 professores estão inscritos no projeto (Foto: Fernando Araujo/OLiberal) |
Projeto voltado para alfabetizar pessoas com idade superior a 15 anos de idade, o programa Amazonas Alfabetizado está com inscrições abertas para Manaus e 29 cidades do interior do estado. Segundo informações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), meta inicial é conseguir beneficiar 26.597 pessoas.
Ao todo, 1.132 alfabetizadores e 168 coordenadores estão selecionadas para fazer parte do programa. As inscrições para as 25 mil vagas podem ser feitas em pontos de atendimento específicos.
De acordo com a Seduc, as aulas do programa serão ministradas aos sábados, nos turnos matutino e vespertino e o curso terá a duração de seis meses, com certificação equivalente a 240 horas. Os alunos terão acesso à formação em Língua Portuguesa, Matemática e também receberão conceitos de educação ambiental e cidadania. Com previsão para iniciar as atividades no mês de agosto, em Manaus, o programa será aplicado em 151 escolas e em 103 unidades educacionais dos 29 municípios do interior selecionados.
Como se inscrever
Em Manaus, as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas nas secretarias das seguintes escolas estaduais: Luís de Camões, Major Silva Coutinho, Leopoldo Neves, Thomé de Medeiros Raposo, Vicente Telles de Souza, Júlia Bittencourt, Antônio Encarnação Filho, Dep. Josué Cláudio de Souza, Isaac Swerner, Maria Teixeira Góes, Frei Mário Moncceli, Aldeia do Conhecimento Ruth Prestes Gonçalves, José Milton Bandeira, Waldock Fricke Lira, Prof. Roberto dos Santos, Octávio Mourão, Colégio Amazonense Dom Pedro II e Instituto de Educação do Amazonas (IEA).
No interior do Estado, as pessoas interessadas podem se inscrever nas coordenadorias educacionais dos municípios que serão contemplados com o curso, sendo eles: Alvarães, Amaturá, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Canutama, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves, Tabatinga, Tapauá e Uricurituba.
Para se inscrever, é necessário ao interessado ter idade mínima de 15 anos e apresentar original e cópia de RG e CPF. Segundo a coordenação do programa, caso o interessado não possua, a documentação exigida poderá ser apresentada no decorrer do curso. Para mais informações, a Seduc disponibiliza o telefone 3216-3615.
FONTE:G1