Na pauta da reunião, estão temas como fiscalização, regularização fundiária, Avaliação da Composição do Conselho (renovação do conselho), ações para 2013 do programa Agente Ambiental Voluntário (AAV), monitoramento de quelônios e manejo da pesca.
O Conselho Consultivo é um espaço de discussão sobre o funcionamento e gestão da Floresta, em que são debatidos sobre seus principais problemas e se propõe a melhor maneira de resolvê-los.
Fazem parte do Conselho Consultivo da Floresta de Maués: Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc/SDS), Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Instituto de Terras no Amazonas (Iteam), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Associações Comunitárias e sete setores comunitários. Cada instituição e associação possuem 1 titular e 1 suplente no conselho.
Floresta de Maués - A Floresta de Maués tem perfil de Unidade de Conservação de uso sustentável, tendo como um dos exemplos de economia de subsistência a criação de animais.
Foi criada pelo decreto Nº 23.540, de 19 de julho de 2003, com área aproximada de 438.440.32 hectares. A criação da Floresta vem garantir a conservação dos recursos naturais para as famílias moradoras da unidade.
Fonte: SDS AM