Verba será repassada por meio do Programa Brasil Sorridente.Estado também vai receber Unidades Odontológicas Móveis.
Ministério da Saúde repassará R$ 3,6 bilhões para ações e serviços na área de Saúde Bucal em todo o país. (Foto: Cristino Martins/O Liberal) |
Segundo o MS, as novas unidades movéis levarão atendimento às populações rurais que vivem em regiões de extrema pobreza e em regiões de difícil acesso. O anúncio ocorreu durante visita da presidenta Dilma Rousseff aos mutirões de próteses dentárias de Rio Pardo de Minas (MG). Em todo o país, será repassado R$ 3,6 bilhões para ampliação do número de equipes de Saúde Buca do Programa Brasil Sorridente.
De acordo com o Ministério, cada unidade funciona como um consultório odontológico móvel, instalado numa van adaptada. Elas circulam por regiões em que a população tem dificuldade de acesso a tratamentos de saúde bucal. As UOMS têm capacidade para realizar até 350 atendimentos por mês.
No Amazonas, as unidades móveis vão atuar nas cidades de Anamã, Atalaia do Norte, Barcelos, Barreirinha, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Careiro, Careiro da Várzea, Ipixuna, Itamarati, além de Manaus, Maraã, Nhamundá, Nova Olinda do Norte e Santa Isabel do Rio Negro. Também vão receber uma unidade os municípios de Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença e Tonantins.
O programa "Brasil Sorridente" foi lançado em 2004 e integra a Política Nacional de Saúde Bucal. O aumento da oferta de serviços públicos de saúde bucal e de ações preventivas poupou a extração de 400 mil dentes, por ano, no País.
As ações, segundo o Ministério da Saúde, contribuiram para elevar em 85% a produção de próteses dentárias em 2011 em comparação com 2010 – de 183 mil para 340 mil próteses. No estado do Amazonas, o aumento foi de 1.553 para 1.988. A previsão é chegar a 400 mil unidades até o final do ano em 1.304 municípios
De acordo com o Ministério da Saúde, hoje no Brasil existem 1.304 LRPDs, 21,7 mil equipes de saúde bucal e 901 CEOs. Só em 2011, 150 milhões de atendimentos odontológicos foram realizados na rede pública.
Fonte: G1