Para o Amazonas, o sistema vai oferecer 2.722 vagas para a capital e para o interior, 2,5% do total de vagas oferecidas em todo o país que é de 108.552.
Manaus - Os estudantes que fizeram as provas do Enem no último mês de outubro e desejam ingressar no ensino superior no ano que vem podem, desde a tarde desta segunda-feira (26), consultar os cursos e vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Para o Amazonas, o sistema vai oferecer 2.722 vagas para a capital e para o interior, 2,5% do total de vagas oferecidas em todo o país que é de 108.552.
As informações são da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).
Os cursos e as vagas disponíveis podem ser conferidas pelo site do Sisu (sisu.mec.gov.br). As inscrições serão abertas à zero hora de 7 de janeiro e encerram a meia-noite do dia 12 do mesmo mês.
Das vagas oferecidas para o Amazonas, 119 são para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) e 2.603 para a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O total de vagas ofertadas no Estado para 2012 é 34,5 % maior que 2011 quando foram ofertadas 2.024. São 698 vagas a mais em 2012. Em todo o Brasil, o aumento do número de vagas em relação a 2011 é de 30%.
Na inscrição, o estudante deve fazer duas opções de curso. Durante o período de inscrições, ele poderá mudar essas opções, com base na nota de corte (nota mínima). Cada mudança invalidará a opção anterior.
O resultado da primeira chamada será divulgado em 15 de janeiro. Os candidatos selecionados terão os dias 19 e 20 para fazer a matrícula. As instituições de ensino superior participantes do processo terão prazo de 19 a 23 do mesmo mês para registrar as matrículas no sistema.
A segunda chamada será divulgada em 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31. Elas serão registradas pelas instituições de 30 de janeiro a 1º de fevereiro.
Os candidatos que não conseguirem vaga nas duas chamadas poderão ainda pedir inclusão, entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro, na lista de espera, que será publicada em 4 de fevereiro. As vagas que se tornarem disponíveis para os candidatos na lista de espera serão divulgadas gradativamente pelas instituições. O prazo vai até 2 de março.
Fonte: D24am