Presidente da Câmara Municipal foi impedido de entrar na sede da Prefeitura para tomar posse do cargo por um policial militar que disparou um tiro para cima.
Manaus – Tumulto e violência marcaram mais um episódio da briga política no município de Boa Vista dos Ramos, distante 270 km de Manaus.
Na manhã desta quinta (22), o presidente da Câmara Municipal, vereador Marlon Trindade (PT), que assumiu o cargo de prefeito após o afastamento do titular, Elmir Lima Mota, foi impedido de entrar na sede da Prefeitura para tomar posse do cargo por um policial militar que disparou um tiro para cima com o objetivo de dispersar o tumulto. Segundo Marlon, ele estava acompanhado de mais 15 pessoas.
Marlon Trindade, afirmou que não está conseguindo trabalhar, por conta da ex-secretária de Saúde do município de Boa Vista do Ramos, Zélia Goiana, que não entrega as chaves do gabinete a mando do ex-prefeito Elmir Lima. "Ela é aliada ao prefeito e está me impedindo de trabalhar. Sabemos que o ex-prefeito é quem liga pra ela e manda ela não entregar as chaves. Ele disse que só vai entregar após uma liminar", disse o prefeito interino.
De acordo com denúncias do atual prefeito, existem apenas quatro policiais militares no município. Entretanto, o comandante do policiamento do interior, coronel George Catete, disse que o efetivo do município é formado por 8 policiais militares. "Infelizmente, tudo recai sobre as costas da segurança pública. Existe um grande problema político em Boa Vista do Ramos e o que nos interessa é a segurança. Estamos sempre lá, independente de 3, 4 ou 15 policiais. Nosso objetivo é manter a ordem. Quem fez o disparo foi um policial da reserva e as providências serão tomadas ", explicou o coronel.
George Catete ressaltou que uma tropa do município de Parintins está se deslocando o à Boa Vista do Ramos para resolver a situação. "Esperamos que esse problema se resolva, pois quem sofre com isso é a população. É a quarta vez que o ex-prefeito é afastado, esperamos uma resposta positiva desse caso", finalizou.
A equipe do Portal D24AM tentou entrar em contato com o antigo prefeito da cidade, Elmir Lima Mota, porém não obteve sucesso.
Escândalo da cueca
Na quarta-feira (14), Junior Andrade (PT) e a vereadora Rosineide Aguiar (PTB), encaminharam à Polícia Federal (PF) um vídeo onde o então vereador do município Joaquim Teixeira Barbosa (PSC) recebe uma grande quantia em dinheiro do prefeito.
Segundo Andrade, Joaquim Teixeira “vendeu o cargo” para dar lugar ao suplente, Rivaldo Anselmo (PSC), tido como amigo do prefeito.
No vídeo, Elmir e Joaquim estão sentados frente à frente. Sobre a mesa, há 11 maços de dinheiro. O secretário de finanças de Boa Vista do Ramos, Mário Aldo da Rocha, ao lado do prefeito, entrega ligas de borracha para o ex-vereador ‘prender’ o dinheiro. Joaquim pega o dinheiro, tenta colocar na meia, no bolso de trás da calça, mas acaba colocando o dinheiro na cueca.
Em seguida, todos deixam a sala. O vídeo não contém áudio.
Apesar das novas acusações, Elmir disse que não se pronunciaria sobre o assunto e chamou de “balela” as investigações do Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (CAO-Crimo).
Fonte: D24am