A unidade de Parintins vai beneficiar produtores rurais do município de Boa Vista do Ramos
O município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), é o primeiro do interior do Estado a receber o Centro de Capacitação Rural que o Governo Estadual, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, está implantando no Amazonas, para impulsionar a produção agropecuária. O Centro, inaugurado neste sábado, foi construído na comunidade Vila Amazônia, distante 16 quilômetros por via fluvial da sede do município, e será usado para ensinar técnicas modernas de agricultura e pecuária, que ajudem a melhorar o uso da terra e ampliar a produção de forma sustentável.
A unidade de Parintins vai beneficiar produtores rurais dos municípios de Barreirinha, Maués, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, São Sebastião do Uatumã e Urucará, no Baixo Amazonas. Outro Centro de Capacitação Rural já funciona em Manaus, no Puraquequara, zona leste de Manaus, para atender agricultores da área rural da capital. O próximo Centro a ser inaugurado será em Borba, distante 208 quilômetros de Manaus.
Segundo o secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, com o Centro de Capacitação do Trabalhador Rural, o Governo do Estado implementa ações para interiorizar o desenvolvimento econômico, o que pode contribuir para reduzir a migração populacional para Manaus. “É uma forma de levar desenvolvimento ao interior de forma sustentável levando técnicas modernas para melhorar a produção e ao mesmo tempo diminuir o desmatamento”, disse.
A expectativa entre os pequenos produtores da região é que o Centro ajude a resolver os desafios enfrentados no dia a dia. “Vai ser bom para toda a comunidade. Eu acho que o centro vai me ajudar a alavancar a minha produção. Atualmente a gente tem muita dificuldade aqui, principalmente para ter financiamento, mas com esses conhecimentos, acho que vou conseguir melhorar”, disse o pecuarista Arlindo Ferreira, 61, da comunidade do Açaí, em Parintins.
“Esse centro de capacitação possibilitará uma perspectiva mais concreta para que os jovens do interior possam dar continuidade à atividade de seus pais. Hoje muitos deles vão para a capital por falta de alternativa. Esse espaço significa o futuro e a continuidade da produção rural do Estado”, afirmou presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço.
Os três primeiros cursos a serem oferecidos no Centro em Parintins, segundo o secretário da Sepror, enfocam técnicas de policultivo, agroecologia, o manejo da pecuária e a diminuição das áreas cultivadas. “A única forma de reduzir o desmatamento é com tecnologia. O Centro vai ajudar a responder esses desafios de desenvolvimento sustentável. É preciso orientar o agricultor para ele produzir mais e diversificar as culturas, bem como os pecuaristas, par que elevem a produção de cabeça por hectare”, afirma o secretário.
De acordo com Eron Bezerra, atualmente o Estado gasta, por ano, R$ 1,250 bilhão com a compra de alimentos oriundos da agricultura. “É possível se tornar autossuficiente em produção de alimentos. Com a técnica de policultivo, por exemplo, vamos estimular o produtor a cultivar todas as culturas agrícolas em pequena quantidade”, defende.
Piscicultura - Durante a inauguração do Centro de Capacitação do Trabalhador Rural, o secretário anunciou que o local também vai abrigar um tanque para criação de alevinos que será construído com verbas de emenda parlamentar da senadora Vanessa Grazziotin. “Vamos construir uma estação de alevinagem e distribuir alevinos para todos aqueles que queiram produzir peixe. Esse é um compromisso meu e do governador Omar Aziz de ampliar a piscicultura no Amazonas”, destacou.
Em reunião com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, o secretário de Produção Rural e a senadora Vanessa Grazziotin discutiram a criação de um projeto de mecanização do campo no Amazonas para atender os médios produtores. “O governo acenou com a liberação de R$ 20 milhões que estarão disponíveis do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico) para médios produtores”, adiantou a senadora.
Fonte: Blog da Floresta